Itália 1x1 Paraguai, 14/06 (Cidade do Cabo, Grupo F)
Com uma seleção em que estão mesclados jogadores dissidentes do tetracampeonato de 2006 e novos atletas, a Itália encontrou como grande dificuldade o eficiente e famoso sistema defensivo do Paraguai. Além disso, os paraguaios mostraram eficiência em jogadas de bola parada, como no gol de Alcaraz. No segundo tempo, a Itália arriscou-se mais no ataque e conseguiu o empate, também numa jogada de bola parada (escanteio) quando De Rossi encontrou uma brecha na defesa paraguaia.
Portanto, essa partida demonstrou uma Itália em fase de renovação, o que muitas vezes traz dificuldade de entrosamento à equipe. Do outro lado, vimos uma seleção paraguaia mais ofensiva, porém carente de finalização, provavelmente a ausência de Cabanãs (baleado meses antes da Copa) reduz o poder ofensivo do time sul americano.
Abaixo, a classificação do grupo, que por sinal está completamente empatada.
Grupo F | P GP S |
1º Itália | 1 1 0 |
1º Paraguai | 1 1 0 |
1º Nova Zelândia | 1 1 0 |
1º Eslováquia | 1 1 0 |
Nova Zelândia 1x1 Eslováquia, 15/06 (Rustenburg, Grupo F)
No dia seguinte, o segundo jogo do grupo F foi marcado pela presença de duas seleções de baixíssimo nível técnico, o que fortalece o favoritismo de Itália e Paraguai para a classificação nesse grupo. A existência da Nova Zelândia na Copa mostra os esforços da FIFA em globalizar cada vez mais a exibição do futebol como um espetáculo representado por países cada vez mais longe do eixo Europa-América do Sul. Vale lembrar que a Austrália (eterna primeira colocada nas eliminatórias da Oceania) agora pertence à federação asiática, o que abriu espaço para os Neo Zelandeses participarem do evento representando as ilhas do pacífico. Para a Eslováquia, sua participação é um marco para o país que participa do torneio pela primeira vez desde a divisão da antiga Tchecoslováquia. Logo, esse jogo é uma vitória para esses países e para as pretensões políticas da FIFA, mas uma derrota para o futebol técnico e bem jogado.
Abaixo, vídeos com os gols das duas partidas do grupo F
Itália 1x1 Paraguai
Gols: Alcaraz, aos 38'/1T (Paraguai) De Rossi, aos 17'/2T (Itália)
Itália
Buffon (Marchetti); Zambrotta, Cannavaro, Chiellini e Criscito; De Rossi, Marchisio (Camoranesi), Montolivo e Pepe; Iaquinta e Gilardino (Di Natale).
Técnico: Marcelo Lippi.
Paraguai
Villar; Morel Rodriguez, Da Silva, Alcaraz e Bonet; Torres (Santana), Vera, Víctor Cáceres e Riveros; Nelson Valdez (Roque Santa Cruz) e Lucas Barrios (Oscar Cardozo).
Técnico: Gerardo Martino.
Nova Zelândia 1x1 Eslováquia
Gols: Vittek aos 4'/2T (Eslováquia); Reid 47'/2T (Nova Zelândia)
Nova Zelândia
Paston; Reid, Nelsen e Smith; Vicelich (Christie), Elliott, Bertos e Lochhead; Smeltz, Killen (Wood) e Fallon
Técnico: Ricki Herbert
Eslováquia
Jan Mucha; Zabavnik, Skrtel, Durica e Cech; Strba, Hamsik e Weiss (Kucka); Jendrisek, Vittek (Stoch) e Sestak (Holosko)
Técnico: Vladimir Weiss


Nenhum comentário:
Postar um comentário