quarta-feira, 22 de julho de 2009

História do Futebol da Antiguidade ao Séc. XX

Um breve histórico do futebol: de treinamento militar a esporte moderno.


A prática de um jogo envolvendo pés e o controle de uma bola foi detectado em inúmeras civilizações da Antiguidade, como os chineses que à aproximadamente 5000 anos atrás praticavam o esporte como um treinamento militar, na qual as bolas eram as cabeças de seus inimigos. O futebol acorria também no Japão da Antiguidade, era chamado de kemari, usavam-se bolas feitas de fibras de bambu e praticado por membros da corte do imperador.

Por volta do século I a.C. uma disputa com o nome de episkiros, também parte de um treinamento para soldados, era comum na Grécia antiga. Tal costume, como muitos outros, foi assimilado posteriormente pelos romanos.

Da Idade Média, vieram relatos sobre a prática de um jogo mais próximo do futebol moderno. Teve nomes diferentes pela Europa, como harpastum e soule. Disputado por dois times com 27 jogadores cada, tinha uma organização tática baseada em posicionamentos fixos diferentes, com metas de cada lado do campo, porém ainda com um caráter militar e violento. Durante o século XVI na península Itálica, o gioco del cálcio era jogado em praças públicas onde as metas eram entre os postes do local. Como o jogo ainda era cercado de violência entre os jogadores, sua prática foi assimilada de forma mais regrada pelos nobres da época. Vale lembrar que o gioco del cálcio era orientado por dez juízes.

Por fim, o futebol ganha suas principais características e regras atuais quando começou como prática distintiva e costumeira da elite inglesa do século XVII. Dois séculos mais tarde, os operários e ociosos resultantes da revolução industrial e do crescimento populacional da ilha britânica, tornaram-se adeptos do esporte. Em 1863, a criação da Football Association da Inglaterra é um dos marcos iniciais do futebol moderno que conhecemos, com definições de boa parte das regras atuais.

Devido à difusão rápida de tal esporte moderno da elite inglesa para as outras classes sociais, o futebol inglês do final do século XIX sofreu um processo de profissionalização. Tal mudança no futebol criou condições para este desporto tornar-se internacional, mercantilizável e espetacularizável em todo mundo, principalmente após a criação da "Fédération Internacionale de Football Association" (FIFA) em 1904.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores